O professor Edvaldo Moita, da Universidade de Brasília, foi agraciado com o Prêmio Adam Podgórecki 2024, uma das principais honrarias internacionais voltadas a pesquisadores no campo do direito e sociologia. Sendo o primeiro brasileiro a entrar no pódio, Moita foi premiado por sua carreira e pela contribuição inovadora sobre o fenômeno da informalidade, com ênfase em sua pesquisa sobre o comércio ambulante.
O prêmio é concedido por uma das organizações mais tradicionais do campo, o Research Committee on Sociology of Law (RCSL), pelas "realizações extraordinárias em pesquisa sociojurídica". A premiação reconhece, em anos alternados, realizações notáveis e excepcionais ao longo da vida e, como ocorreu neste ano, a contribuição de pesquisadores com até 10 anos de doutorado que já demonstraram grande potencial em suas áreas de estudo e que estão começando a deixar sua marca no cenário internacional.
Segundo a comissão julgadora – composta pelos professores Hilary Sommerlad (University of Leeds, Reino Unido), Balázs Fekete (Eötvös Loránd University, Hungria) e Laura N Lora (Universal de Buenos Aires, Argentina) –, o currículo de Moita é impressionante e seu trabalho se destaca por seu rigor teórico e metodológico, equilibrando com maestria abordagens interdisciplinares que incluem direito, filosofia, história, antropologia e outras disciplinas no campo das ciências sociais. A comissão ressaltou, ainda, que, embora o estudo de Moita esteja focado na realidade latino-americana, suas conclusões "também são de grande relevância para outras regiões do mundo e podem, portanto, contribuir para a difusão dos estudos sociojurídicos em escala internacional."
Essa conquista se soma ao conjunto de prêmios que o professor Edvaldo Moita vem recebendo nos últimos anos, entre eles o EALT Legal Award 2022, concedido pela Academia Europeia de Teoria do Direito (EALT), e o Prêmio ABRAFI de Teses 2022, concedido pela Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (ABRAFI).
Seu livro de destaque, The Nature and Impacts of Noncompliance, foi publicado pela editora Hart, de Oxford, e pode ser adquirido no site da editora: https://www.bloomsbury.com/uk/