Da UnB Agência

Seminário de Encerramento Escola de Altos Estudos: Desigualdades Globais e Justiça Social: Diálogos Sul Norte V Seminário Internacional México, América Central e Caribe em Debate

18, 19 e 20 de novembro de 2020

ATENÇÃO: Inscrições para participação gratuita com possibilidade de declaração de horas (As instruções estão em destaque, ao final das informações, nesta página).

Apresentação:

A Escola de Altos Estudos Desigualdades Globais e Justiça Social: Diálogos Sul Norte, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Brasília (PPGD/UnB) e pelo Colégio Latino-americano de Estudos Mundiais (FLACSO/Brasil), desenvolveu atividades de Extensão, Pós-Graduação e Pós-Doutorado. O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre o tema das desigualdades globais e a justiça social, tema amplo e complexo, para o qual convergem várias perspectivas teórico-metodológicas, dos distintos campos disciplinares. O programa contou com a participação de diversos(as) professores(as) estrangeiros(as), de instituições reconhecidas da América Latina, Europa y América do Norte, convidados(as) a falarem de suas realidades locais em acordo com uma perspectiva de internacionalização que busca promover diálogos acadêmicos internacionais mais horizontais e plurais. A Escola iniciou suas atividades de ensino no segundo semestre de 2019. No ano de 2020, diante do contexto da pandemia, reduziu suas atividades, interrompendo a vinda de professores(as) estrangeiros (as).

Objetivo:

Esse V Seminário Internacional México, América Central e Caribe em Debate tem como objetivo juntar novamente colegas prestigiosos e prestigiosas em torno do tema celebrado pela nossa Escola de Altos Estudos. Além disso, abrimos o espaço para a apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos(as) pós-doutores(as) que participaram da escola e para o lançamento da coletânea com seus artigos. As sessões serão divididas em mesas de debate envolvendo convidadas(os) e mesas de discussão com participantes do projeto da Escola.

Obs.: Todos os horários estão no fuso horário de Brasília (BRT)

QUARTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO

09H00 – 10H00: ABERTURA

Decanato de Pós-Graduação UnB: Adalene Moreira Silva (Decana) Direção da Faculdade de Direito: Othon de Azevedo Lopes (Diretor) e Daniela Marques de Moraes (Vice-diretora) Coordenador da pós-graduação: Fabiano Hartmann (FD/UnB) Diretora FLACSO-Brasil: Salete Valesan Coordenadores da Escola de Altos Estudos: Rebecca Igreja (ELA/FD/UnB), Camilo Negri (GPP/UnB), Alexandre Veronese (FD/UnB), Simone Rodrigues Pinto (ELA/FD/UnB), Odile Hoffmann (IRD/França)

Apresentação de Relatório Final da Escola

10H00 - 12H00 MESA 1.

Justiça Social, Democracia e Trabalho Hans Carrillo Guach (UFG) Anna Paula Bagetti Zeifert (UNIJUI) Gabriela Delgado (FD/UnB) Danilo Uzêda da Cruz (Depare/UFBA & Perifericas/UFBA) Carlos F. Domínguez Avila Mediação: Mamede Said (FD/UnB)

14H00 -16H00 MESA 2.

Juventude, cultura e saúde Maria Lidia Bueno Fernandes (FE/UnB) Janny Carrasco Medina (UnB) Marcus Pinto Aguiar (FAL & UFERSA) Jessica Hind Ribeiro Costa (UCSAL/UNIRUY) Mediação: Debora Bonat (FD/UnB)

16H00 - 18H00  DEBATE: DESIGUALDADES, NEOLIBERALISMO E AS CONDIÇÕES DO TRABALHADOR NO SÉC. XXI Michele Lamont – Universidade de Harvard Ricardo Antunes – IFCH/UNICAMP Mediação: Gabriela Delgado (FD/UnB) e Rebecca Igreja (ELA/FD/UnB)

QUINTA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO

10H00-11H00 DEBATE: O QUE FAZER COM A EXTREMA-DIREITA? Guillermo Fernández Vázquez – Universidad Complutense de Madrid/Espanha Camilo Negri – GPP/UnB Mediação: Carlos F. Domínguez Avila

14H00 - 16H00 Mesa 3.

Direitos Fundamentais e humanos: a luta contra as desigualdades Luciana Ramos (CIESA, UNIP, & MARTHA FALCÃO) Leonardo Passinato e Silva (FDUSP) Ana Clara Carvalho Machuca Voigt (UNIEURO) Mediação: Odile Hoffmann (IRD)

16h00 - 18h00 DEBATE: AS DESIGUALDADES NA AMÉRICA LATINA, POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO TERRITORIAL Juan Pablo Pérez Sáinz – FLACSO Costa Rica Gustavo Marín Guardado – CIESAS/México Mediação: Odile Hoffmann (IRD) e Hans Carrillo Guach (UFG

18H00 - 20H00 DEBATE: IMPACTO DAS DESIGUALDADES NO RECONHECIMENTO E NOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES Raquel Yrigoyen – Instituto Internacional de Derecho y Sociedad (IIDS)/Peru Mara Viveros – Universidad Nacional de Colombia/Colômbia Mediação: Luciana Ramos (CIESA, UNIP, MARTHA FALCÃO)

SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO

10H00-12H00 Mesa 4.

Violência e Cárcere Camila Prando (FD/UnB) Thiago Allisson Cardoso de Jesus (UEMA & Universidade Ceuma) Robson Fernando Santos (UCEFF) Mediação: Marcus Pinto Aguiar (FAL & UFERSA)

14H00-16H00 Mesa 5.

Burocracias judiciais e justiça Luciana Silva Garcia (IDP) Debora Bonat (FD/UnB) Talita Rampin (FD/UnB) Mamede Said (FD/UnB) Fabiano Hartmann (FD/UnB) Mediação: Daniela Moraes (FD/UnB)

16H00-18h00 DEBATE: ACESSO À JUSTIÇA E DESIGUALDADES Rebecca L. Sandefur – The Sanford School, Arizona State University/EUA Rebecca Igreja – ELA/FD/UnB Mediação: Talita Rampin (FD/UnB)

Aberto à participação gratuita, com possibilidade de declaração de horas aos participantes:

Llink para inscrição  no Zoom Webinar. As vagas são limitadas!

Mais informações sobre o seminário disponíveis no site: www.estudosmundiais.org.br

WhatsApp Image 2020 11 10 at 8.21.56 PM