NOTA DE PESAR

 

Comunicamos com pesar o falecimento no dia de hoje do querido amigo e estimado colega Miroslav Milovic.

 

Miroslav Milovic nasceu na Iugoslávia, em 1955. Concluiu o Doutorado em Filosofia na Universidade de Frankfurt em 1987 e o Doutorado do Estado em Filosofia na Sorbonne, Paris IV, em 1990. Foi professor da filosofia na Iugoslávia, Turquia, Espanha e Japão. Professor Titular da Universidade de Brasília, Miro, como todos o chamamos, era docente da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Metafísica. Professor muito amado por seus estudantes, desenvolveu nos últimos anos um programa de pesquisa inovador no campo da biopolítica, do direito e da democracia. 

 

Um dos últimos artigos de Miro, Pandemia como História (http://cidade-pandemia.com.br/2020/08/24/pandemia-como-historia/#_ftn8) nos lembra mais uma vez da coragem intelectual e da fineza filosófica dele: “a pandemia não é só uma contingência histórica. É a uma imagem da história. Da dominação do idêntico. O futuro é possível como a abertura para o Outro. Como ruptura”.

 

A pandemia levou um dos melhores filósofos e intelectuais da UnB. Deixa dois filhos, Lia e Níkola, e muita saudades em todos nós.

 

Colegas e amigos do Programa de Pós-Graduação em Metafísica e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB