Quarta, 24 de Abril de 2024 - 10:00
Quarta, 24 de Abril de 2024 - 10:30
Sexta, 26 de Abril de 2024 - 09:00
Sexta, 26 de Abril de 2024 - 14:30

O PPGD registra o importante reconhecimento e a premiação recebidos pelo Professor Marcelo Neves (PPGD/FD).

A Fundação Alexander von Humboldt, instituidora do Prêmio Humboldt de Pesquisa,  criada em 1953, tem por principal objeto "promover a cooperação científica entre pesquisadores de excelência da Alemanha e de outros países."O prêmio é outorgado anualmente e é "concedido em reconhecimento a todas as realizações de um pesquisador até o momento, para acadêmicos cujas descobertas fundamentais, novas teorias ou idéias tiveram um impacto significativo em sua própria disciplina e que devem continuar produzindo conquistas de ponta no futuro.”

Dentre os ganhadores do Humboldt, trinta e quatro cientistas receberam posteriormente o Prêmio Nobel.

Pelas informações disponíveis ao PPGD, o Professor Marcelo Neves, é o primeiro jurista brasileiro a ganhar o Prêmio Humboldt de Pesquisa e a proposta partiu de renomados sociólogos e juristas alemães.

Na justificativa para a concessão do prêmio destacou-se a sua influência no pensamento sociológico e jurídico alemão na últimas três décadas. A Fundação considerou que o Professor Neves teve influência fundamental nas transformações do pensamento do sociólogo alemão Niklas Luhmann nos anos 1990, ao enfatizar o problema da exclusão e os limites da diferenciação funcional nos países periféricos. O impacto e o caráter inovador de seus estudos sobre transconstitucionalismo, constitucionalização simbólica e Estado democrático de direito também serviram à justificação da outorga do prêmio.

Estão entre os já premiados, Carlos Ginsburg e Londa Schiebinger no campo das ciências, sociais, os ganhadores do Prêmio Nobel da Química Robert Grubbs, Richard R. Schrock, John B. Fenn e Ahmed Zewail,  os ganhadores do prêmio Nobel da Física Roy J. Glauber,  Theodor Hänsch, John Lewis Hall e Robert Hofstadter.

O Prêmio é no valor de 60.000 Euros e dá direito de permanência financiada na Alemanha de 4 meses a 1 ano com ampla mobilidade para visitas a diferentes universidades e institutos de pesquisa.

Fica o registro de Parabéns ao Professor Marcelo Neves!